Proposta Pedagógica

POR Baseado na obra: Pedagogia Adventista 01/08/2011

Proposta pedagógica

A Educação Adventista está fundamentada em uma cosmovisão cristã. Esta visão parte de um Deus pessoal, eterno, fonte de toda vida, verdade, beleza e amor que criou este mundo como parte do Seu universo perfeito e o mantém por Seu poder e através das leis naturais que instituiu. O homem, criado originalmente à imagem de Deus, constituiu-se numa unidade de mente e espírito, dotado de inteligência, emoções e faculdade de escolha.


Partindo desta visão, a Educação Adventista vê:

•    O HOMEM - como um ser único, digno e capaz. Neste contexto, é alguém que através do desenvolvimento de suas potencialidades, é capaz de transformar-se e de transformar, responsabilizando-se por suas decisões.
•    A EDUCAÇÃO - como o desenvolvimento harmônico de todas as potencialidades humanas, durante toda a existência possível, com o fim de capacitá-lo a exercer a cidadania.
•    A ESCOLA - como instituição social, possibilitando a construção do conhecimento como meio para o exercício da cidadania, norteado por valores bíblico-cristãos. Construção que se fará através das relações interpessoais, favorecendo o espírito cooperativo, os laços fraternos e o respeito diante das diferenças.

‘‘Qualquer criança me desperta dois sentimentos: ternura pelo que ela é e respeito pelo que poderá vir a ser’’ (Louis Pasteur)

Objetivos básicos para a educação:


•    Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria.
•    Utilizar a Bíblia como base de conduta e ponto de referência.
•    Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza Criada por Deus.
•    Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos na aquisição e construção do conhecimento em favor do bem comum.
•    Incentivar a leitura prazerosa, oportunizando ao aluno atividades reflexivas.
•    Promover a aquisição de hábitos saudáveis através do conhecimento do corpo e das leis que o regem.
•    Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo.
•    Incentivar o desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, sábia escolha profissional e a formação familiar, o serviço a Deus e à comunidade.
•    Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos.
•    Favorecer o desenvolvimento da auto-estima positiva, do sentimento de aceitação e de segurança.
•    Estimular a prática da tolerância, da cortesia, da cooperação, do respeito à pluralidade cultural e à diversidade na busca da paz.

“A verdadeira educação significa mais do que a prossecução de um certo curso de estudos. Significa mais que a preparação para a vida presente. Visa o ser todo, e todo o período da existência possível ao homem, o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas intelectuais e espirituais.” (White)

Objetivo dos cursos:

•    Educação Infantil: Possibilitar o desenvolvimento integral da criança, quanto aos aspectos cognitivos, sociais, psicomotores, emocionais e físicos, completando a ação da família.
•    Ensino Fundamental: Oportunizar o convívio com atividades significativas e contextualizadas de modo que a construção do conhecimento concorra para que o aluno aprenda a ser, a conviver, a conhecer e a fazer.
•    Ensino Médio: Oferecer possibilidades para que o adolescente e jovem se confirme como cidadão competente e capaz de integrar-se Plenamente à sociedade. Proporcionar condições para que o adolescente e jovem relacione teoria e prática, habilitando-o ao mundo do trabalho e das tecnologias.

Organização Curricular:


A organização curricular está em sintonia com os fins e Objetivos da Entidade Mantenedora e das diretrizes curriculares instituídas através da Legislação vigente. As aulas são ministradas em salas próprias, distribuídas em anos. A Proposta Pedagógica da escola contém os conteúdos a serem desenvolvidos em cada disciplina, sendo que poderá ser adaptado pelo professor, sob a orientação da Coordenação Pedagógica, em função das diferenças culturais e biológicas dos alunos, desde que sejam respeitados e alcancem melhor desempenho em relação ao aprendizado.

Princípios Metodológicos:


-Integração fé e ensino;
-Estímulo ao espírito de investigação, reflexão e criatividade;
-Conhecimento da realidade do educando como ponto de partida;
-Relação teoria e prática;
-Interação afetiva;
-Ensino de valores e espírito cooperativo;
-Respeito à unicidade do educando;
-Interdisciplinaridade;
-Desenvolvimento das habilidades e competências;
-Preparo para servir.

Ressaltam-se as relações sócio-interacionais como elemento significativo no processo de aprendizagem. Assim, reconhecer-nos-emos como seres únicos e ao mesmo tempo solidários; competentes nas escolhas individuais e interessados no bem-estar do outro e também cidadãos historicamente identificados com a cidadania.

 

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